HISTÓRICO

             A Escola Municipal do Loteamento São Ciro foi construída em fevereiro de 1990, sendo entregue à comunidade no dia 12 de março do mesmo ano. A princípio, ela funcionava como um segmento anexo da Escola Municipal Ângelo Francisco Guerra, o que mudou em maio de 1990, com a convocação de uma direção própria.
            Em 1990, o começo do ano letivo ocorreu em meio às obras de construção.
            Havia apenas 3 salas de aula, que atendiam crianças de 1ª a 4ª série. Com o apoio
da comunidade, várias conquistas foram obtidas: acervo para a biblioteca, aquisição de recursos audiovisuais, retoque nas pinturas, colocação de palanques para cercar o pátio etc.
            Até esse período a Escola não tinha um nome. A escolha foi feita pelos professores e aprovada pela comunidade. O projeto de denominação legal foi apresentado na Câmara de Vereadores e aprovado por unanimidade no dia 25 de junho de 1990. O descerramento da placa e a solenidade oficial da denominação “Laurindo Luiz Formolo” foram realizados em 6 de outubro de 1990.



           Em 15 de fevereiro do ano seguinte, através de uma portaria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Escola deixou de ser anexa e passou a ser considerada autônoma e independente. Ainda em 1991, a Escola recebeu a autorização para o funcionamento da 5ª série e, com isso, houve a necessidade de ampliação do quadro de professores.
                         Nos anos seguintes, novas séries foram sendo incorporadas:
1992 – até 6ª série
1993 – até 7ª série
1994 – até 8ª série
                         Atualmente, são 37 professores, 5 funcionários e quase 400 alunos da educação infantil a oitava série.


        Biografia do Patrono da Escola

             Laurindo Luiz Formolo, patrono da Escola, nasceu em 15 de junho de 1911, na 6ª Légua, localidade de Travessão Hermínia, em Caxias do Sul. Era filho de Luigi e Carolina Peteffi Formolo, ambos descendentes diretos de imigrantes italianos.
             A infância e juventude de Laurindo Formolo foram dedicadas ao trabalho na agricultura, com objetivo de sustentar a família que era bastante carente. Em 1933, ele casou-se com Teresa Vergani e teve sete filhos: Armando, Velocino, Celestina, Aldina, Marisa, Valduíno e Jacir.
            No ano de 1957, Laurindo e Teresa deixaram a colônia e vieram moram na cidade, a fim de que os filhos pudessem estudar. Apesar disso, o casal manteve a casa no interior, como uma forma de expressar a ligação com a natureza e o amor pelo trabalho na terra. Nesse mesmo ano, Formolo inicia a atividade de prestação de serviços, com a fundação da empresa Zandomeneghi, Formolo & Rech Ltda. A partir da expansão dos negócios surgiu, então, o Grupo L. Formolo, composto por várias empresas que atuam na região e se dedicam a vários segmentos: indústria, comércio, prestação de serviços, agropecuária e administração de imóveis.
           A definição de Laurindo Luiz Formolo para o patrono da escola é uma homenagem à simplicidade e à perseverança desse descendente de imigrantes que soube empreender e crescer.