segunda-feira, 18 de junho de 2012

VIDA EXTRATERRESTRE?????

            Os alunos da 8ª série , durante o 1º trimestre, nas aulas de Língua Portuguesa, leram diversos textos sobre a existência ou não de vida extraterrestre. Fizeram, também, uma entrevista com a comunidade escolar sobre o assunto. Após escreveram um texto expondo as próprias conclusões.
           Seguem alguns textos escritos por eles.

Estamos Sós?

                                Ariel Bolson e Kevin da Rosa (turma 81)

           Na terra existem pessoas que creem na existência de ETs e tem que não creem na existência. E como todos sabem essa é uma pergunta que não se cala “Somos só nós no universo?’’
           Vários cientistas levam a possibilidade da existência a sério. Programas como o Seti (do inglês “Busca por Inteligência Extraterrestre”), vasculham os céus em busca de sinais de rádios por que acreditam que outras civilizações tenham desenvolvido tecnologia. E como diz Carl Sagan “a ausência de evidência não significa evidência de ausência”.
           Mas Word e Browlle sustentam que a hipótese de vida inteligente fora da Terra é quase nula. Nossa turma 81 fez uma enquete com 69 pessoas e dessas 69 pessoas 51% disseram que não por que não existem provas.
           Já a nossa opinião é uma diferente da outra: Um acredita pelo tamanho do universo, outro acha que somos apenas no universo. Mas mesmo assim, com tantos depoimentos, enquetes entre outros a pergunta continua: estamos sós?



Vida inteligente fora da Terra. Sim ou não?
               Será que... Será que quando olhamos para o céu enxergamos somente estrelas? Se eles existem por que ainda não há sinal deles? Se há tantos planetas por que haveria vida inteligente só no planeta Terra? E se há vida em outros planetas por que ainda não foi comprovado? Tantas perguntas, mas nenhuma resposta exata.
Uma pesquisa feita na escola Laurindo Luiz Formolo pela 8º série, afirma que apenas 37% dos entrevistados acreditam que esses fenômenos vão acontecer e 62% acreditam na inexistência de extraterrestres. Há pessoas que discordam, como o astrofísico Alan Dresller, que duvida de uma demonstração da existência de ETs e acredita que sempre haverá muitas evidências de ETs que poderão ser explicadas por outras razões e não sua efetiva presença. Os paleontólogos Peter Word e Donald Brownlee, dizem que somos produtos de um lance de sorte única de fatores que não se repetem em nenhum outro lugar do universo que seja conhecido.
             Pessoas, que acreditam, afirmam que são muitos planetas e que, provavelmente, possa haver vida inteligente extraterrestre. Pesquisadores do programa Seti (do inglês, “busca por inteligência extraterrestre”) acreditam que algum sinal extraterrestre possa ser captado por rádios transmissores que eles instalaram. (Como dizia Carl Sagan-”A ausência de evidência não significa a evidência de ausência”). Alguns cientistas afirmam que essa será a mais importante façanha científica do próximo século e a probabilidade de isso acontecer é muito alta. Acreditam também que, onde houver condições adequadas para o surgimento de seres vivos, eles iram aparecer, de um jeito ou de outro.
               A maioria dos alunos da turma 82, após terem lido textos sobre a existência ou não de seres extraterrestres chegaram à conclusão que pode haver vida inteligente fora da Terra, por que a existência de milhões de galáxias proporciona a possibilidade de ETs.



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário