Abaixo reproduzimos trechos da reportagem publicada no jornal Folha de Caxias em setembro. Leia...
BONS EXEMPLOS DEIXAM CAXIAS ACIMA DA MÉDIA Os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
são uma das principais referências da condição geral da Educação no país.
A cada dois aos, o Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgam as
informações que apontam o nível de qualidade dos ensinos fundamental e
médio. Trata-se de uma análise quantitativa que reflete os níveis de aprendizado
e condições gerais das instituições de ensino. A avaliação é dividida em três
categorias do primeiro ao quarto ano do do ensino fundamental; do quinto
ao nono ano do ensino fundamental e ensino médio. União, estados e
municípios têm metas a serem cumpridas dentro dos próximos anos nestas
categorias. No Brasil, os municípios são os principais responsáveis pelo ensino
fundamental. Em Caxias do Sul, a média geral do IDEB do primeiro ao nono
ano apresentou uma elevação sensível em comparação aos levantamentos
anteriores, mas já está dentro da meta projetada para 2013. Nos anos iniciais
da educação básica no município, o índice atingiu 5,7 pontos, 0,5 superior à
meta prevista. Mas nos anos finais do ensino fundamental, o índice apresentou
um resultado de 4,7, apenas 0,1 acima da meta estipulada. O IDEB mais alto de Caxias do Sul pertence à escola de Ensino
Fundamental Laurindo Luiz Formolo, localizada no Bairro São Ciro II.
O índice nos anos iniciais registra 6,9 pontos, mesmo patamar de
desenvolvimento previsto para o ano de 2019.1,2 pontos acima do nível atual
de Caxias do Sul. São 361 alunos oriundos, na maioria, dos próprios oradores
do bairro. A estrutura da escola é modesta. Porém ela conta com quadra de
esportes, biblioteca, sala de informática e área verde, que possibilitam a
realização de diversas atividades extracurriculares. No entanto, os elementos que mais influenciaram no desempenho da
escola, segundo os próprios docentes, foram a forma como a educação é vista
pelos administradores e o modo como transmitem o conhecimento para os
jovens. Mesmo que a avaliação seja quantitativa, aspectos como educação e
respeito interferem essencialmente no processo. “O índice alto não é por acaso. Tem a ver como a educação é executada dentro da escola”,
aponta a vice-diretora do turno da tarde, Jassiara Viesser Bosi. A professora dos alunos da quinta série, que obteve o melhor resultado
entre as turmas da escola em 2011, Sandra Maria Rech, assinala que o
número reduzido de alunos nas salas de aula também contribuiu para o
bom desempenho. Desta forma, as individualidades de cada estudante são
avaliadas com maior ênfase, e o fortalecimento dos vínculos afetivos entre
alunos e professores também acontece com maior facilidade. “Ter turmas pequenas dá a possibilidade de conhecer de perto os
alunos, isso é fundamental. Possibilita a geração de um vínculo afetivo
permanente entre a professor e aluno. Além disso, não podemos
desconsiderar a comunidade onde a escola está inserida. Os pais dos alunos
são atuantes, participam e acompanham ativamente as atividades escolares,
é um conjunto”, afirma.
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