terça-feira, 23 de outubro de 2012

COISAS DE ANTIGAMENTE E COISAS DE HOJE.

OS ALUNOS DO 7º ANO, ORIENTADOS PELA PROFESSORA VERÔNICA APRESENTAM SUAS POESIAS.

 BONS TEMPOS

Quando eu era criança adorava dormir até tarde
Agora tenho que acordar às sete horas para trabalhar
Quando eu era criança adorava brincar de amarelinha
Agora fico amarelinho de tanto trabalhar
Quando eu era criança podia comer qualquer coisa
Agora se como besteira vou direto para o hospital
Quando eu era criança tinha o sonho de ser jogador de futebol
Agora cresci e trabalho com o que Deus me deu
Quando eu era criança gostava de brincar no barro
Agora só brinco no carro

Thaylor dos S. Moreira, Fabiana Z. dos Santos,
Georges M. Souza e Suele T. Rodrigues
 7º Ano A - 05/10/2012


-->

TEMPOS ANTIGOS

Quando eu era criança
Tudo era inocente
...tudo tão calmamente...

Agora que cresci tudo é diferente
Todos agitados e preocupados
Todos muito cercados de tanta tecnologia.

No tempo da minha mãe
Nada disso existia
Para fazer trabalhos um livro só servia

No passa ferro elétrico não tinha
Nele havia brasa que aquecia

Então hoje em dia é diferente
Todo mundo impaciente
...e tecnologia é o que não falta...

Taís V. Kemmerich - 7º Ano A 05/10/2012



-->
O ANTES E O DEPOIS

Há muitos anos
Era tudo diferente, os lugares, os carros, as pessoas,
o modo de viver.
Até mesmo o modo de se comunicar.

Muitas coisas antes utilizadas foram descartadas
Tínhamos o tic-tac da máquina de escrever,
Agora temos a internet
Que com o deslizar de um mouse
Tudo podemos ver.

Eles se comunicavam por simples cartas
Não existia sedex.
Era questão de dias até a carta chegar!!

Não existia a poluição
As pessoas não se julgavam
Nos lugares movimentados não existia perigo. Conviviam como amigos.

Não importava a altura, nem o jeito de vestir.

Mas vieram as mudanças que nos ajudaram
Dando um novo sentido à vida daquela época

Tínhamos o disco de vinil
Que com músicas nos fazia sonhar.
Agora temos CDs
Que em qualquer lugar podem animar.
Tantas coisas assim também podem estar perto do fim.

Paola Martins,
Luana S. Martini e
Patrícia M da S. Sala
7º Ano B - 05/10/2012

-->

MINHA LEMBRANÇA

Eu estava passeando
E me dei de cara com a lembrança
De uma época muito linda
Que não existia poluição.

Mais árvores e flores, mais verde!
E os pássaros cantavam com alegria
A cada dia que amanhecia

Motivo de festa
Não existia tanto marginal como hoje em dia
O que as crianças temiam era ficar doentes

E hoje em dia
A gente teme ficar esticado morto na esquina

E ASSIM EU FUI CONTANDO
A VIDA EM FORMA DE POESIA!

Thakita H. Fernandes, Indiara M. Borges, Vitor D. Novelli, Jorge L. a. Lopes, Natália P. Ferreira, Rafaella Trevisan
7º Ano A - 05/10/2012


A ANTIGUIDADE

Antigamente usávamos roupas muito velhas, doadas
Não tinha dinheiro para comprar outras
Para ir à escola usávamos
Como mochila um saquinho de plástico de arroz ou de açúcar.
Nossa vida era muito sofrida
Um cavalo magro para lavrar na roça
Minha mãe ganhou um ferro à brasa
Ficou muito feliz! Passava roupa todo dia.
Meu pai ganhou uma vaca, conseguiu engordá-la
Vendeu-a para um velho amigo.
Quando chegávamos da roça
Tomávamos banho de bacia
Meu pai todo dia capinava para a plantação
Então para arar a terra, tinha que ser eu.
Ele esperava eu chegar da escola para convidar-me para fazer a plantação.
Meus colegas riam de mim
Porque eu era o mais pobre da turma
Mas logo isso mudou, meu pai ficou bem de vida
E eu terminei meus estudos

Wesley da Silva Camargo - 7º Ano A - 05/10/2012


-->


COISAS BELAS DE SE VIVER

Andar pela rua. Os pássaros cantavam,
Os bondinhos passavam nos trilhos
A guarda estava na calçada a sorrir
O jornalista anuncia que o tempo será de sol.
Em casa, à noite, os lampiões fazem tudo ficar mais claro!

(Carlos, o escritor, digita rapidamente na máquina de escrever,
Muito cuidado para não errar e recomeçar seu trabalho
Tão bem feito)

Amanhece, o sol volta a brilhar, as crianças empinam pipas
Brincam de pular corda
E assim que era bom viver:
Alegre, sempre entusiasmado!
A lembrança é tão forte que faz voltas ao passado
Tão bom e calmo!

Seria melhor se hoje em dia fosse mais feliz!
Como era maravilhoso VIVER LIVRE
Sem revoltas e sem remorso
Pois sempre queremos PAZ EM NOSSOS CORAÇÕES!

Yuri Henicka Wismann 
7ºB - 02/10/2012




HOJE EM DIA

Hoje em dia tudo é diferente
Hoje em dia as crianças não saem de casa para brincar.
Os videogames não existiam naquela época...
Mas agora que existem
Substituem brincadeiras ao ar livre.

O bilboquê até já é obsoleto...
Também substituído pelos computadores!

Hoje não se passeia, passeia
Só se for rápido! E sem se dar conta do que está vendo;

Hoje em dia não se vê policial sorrindo
Só seriedade em sua fala

Antigamente o maior perigo era a gripe
Hoje há dobros de perigos

Os vizinhos se cumprimentavam sem desconfiança
Hoje raramente há cumprimentos
Tranquilidade, paz: havia de tudo no tempo do meu avô!!

Lucas M.Brancalione, 
Jorge L.I.da Silva, 
Andrey de L. Alves,
Luís H.R.DaSilva,
Karine da Silva e 
FernandaD.da Silva 
7ºB – 02/10/12




LEMBRANÇAS DA VIDA DE ANTIGAMENTE

Viver...como viver?
Viver feliz, cumprimentando senhoras,
Ajudando senhores a atravessar a rua
Passear de bondinho, passear à noite, só na iluminação do lampião
Ouvindo o estrilar das cigarras!

Como a vida era tranquila, sentia-se o gosto de viver ali
...Hoje, como viver assim, se as máquinas substituem pessoas?
Esperemos que um dia isso mude> para melhor!

Os tempos mudam... Ó COMO OS TEMPOS MUDAM!
Lembro das coisas como se fosse ontem: crianças brincando nas ruas
E hoje... o tráfico gritando nas esquinas.

Hoje em dia não existe amigo de verdade.
Esses amigos sempre nos deixam “na mão”. Isso não é amigo!!

Yuri H. Wismann, 
Luana P.de Jesus,
Marcelo de O. Amaral, 
Gabriel M. dos Santos,
Abel Popsin e
Nikole C. C. da Silva. 
7ºB - 02/10/2012



EVOLUÇÃO DOS TEMPOS

Muitas coisas eram usadas
E agora foram abandonadas
Tínhamos o tic-tac da máquina de escrever
Agora temos a internet
E com apenas um clique podemos ver.

Tínhamos a vitrola
Que com lindas canções nos fazia sonhar
Agora temos o rádio
Que em qualquer lugar podemos escutar.

Antes, bem antes havia lampião
Para se caso houvesse um apagão.
Agora temos a energia elétrica
Que nos ilumina...até no verão!

Tantas coisas assim podem estar perto do fim.
ESTE MUNDO NOS ESPERA!! Tudo que for desusado...UM DIA SERÁ LEMBRADO...!

Luana S. Martini, 
Júlia F. Gomes, 
Vinícius C. Vieira, 
Patrícia M. da S. Sala, J
uliana A. do Nascimento,
Giacomo A. H. Nicolin e
Lucas C. da Silva.
 7ºB - 02/10/2012

 

PARABÉNS PELAS PRODUÇÕES!!!!
 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário