quarta-feira, 5 de junho de 2013

FEUDALISMO - IDADE MÉDIA


             HISTÓRIA -  7° ANO - Profe Maira

O feudalismo foi um sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII, durante a Idade Média. A palavra feudalismo deriva de feudo, um termo de origem germânica e latina que significa “bem dado em troca”. O uso da palavra está ligado à prática germânica de doar terras e poder aos líderes guerreiros.
Durante a Idade Média, o principal bem que alguém poderia possuir era a terra. Os senhores dessas terras eram os aristocratas. Para assegurar a posse da terra e seu poder sobre ela, os aristocratas firmavam alianças pessoais, que eram reforçadas por meio do juramento de fidelidade entre eles.
Por meio dessa aliança, um aristocrata transferia a outro o poder sobre o principal bem (ou feudo), que era a terra. Aquele que doava o feudo passava a ser chamado suserano e aquele que o recebia passava a chamar-se vassalo. 
A partir dos estudos realizados, os alunos do 7° ano confeccionaram uma maquete representativa de um feudo medieval com materiais alternativos. Nesta representação, estava caracterizada a divisão do feudo, seus personagens e construções:

                                 MANSO SERVIL
Terras destinadas aos servos. Nelas os servos produziam o que era necessário para sua sobrevivência, devendo em troca cumprir uma série de obrigações para com o senhor.

                                MANSO COMUNAL
Os produtos retirados dessas terras eram de uso tanto dos servos quanto dos senhores. As terras comunais eram constituídas de pastos para criar animais e de florestas, onde os camponeses colhiam frutos e raízes, extraíam a madeira e o mel. A caça nas florestas era exclusiva dos senhores. Havia também celeiros para armazenar a colheita, um moinho para triturar os grãos e fornos para assar pães.

                             MANSO SENHORIAL
Os produtos dessas terras pertenciam exclusivamente ao senhor. Nelas trabalhavam servos e outros camponeses. Ali se produzia tudo o que o senhor necessitava para manter sua família e outros dependentes.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário