domingo, 12 de maio de 2013

Orientações para os pais dos alunos e alunas da turma de quatro anos


Prezados senhores pais ou responsáveis

BEM VINDOS A ESCOLA MUNICIPAL LAURINDO LUIZ FORMOLO!

Para que a adaptação da criança na escola aconteça sem problemas, os pais precisam estar tranquilos em relação à escola escolhida. Essas certezas facilitam a aceitação, por parte da criança, dessa nova experiência, pois, perceber a segurança dos pais em levá-la para a escola é um convite para ela sentir-se também segura. Recomendamos que a pessoa disponível para acompanhar a criança durante o processo de adaptação e levá-la para a escola e ao longo do ano seja a mesma todos os dias. Lembramos ainda que, na adaptação, o acompanhamento não precisa ser necessariamente feito pelos pais, e, sim, por um adulto com quem a criança tenha vínculo de confiança, como, avós, tias e babás. Sugerimos aos acompanhantes que permaneçam no local indicado pela direção, que não entrem na sala de aula, não permaneçam no corredor, incentivando dessa maneira que as crianças procurem a professora para atender suas necessidades. Leia com atenção as orientações abaixo:

1. Entrada: A chegada ao colégio é um momento de expectativas para a criança, pois ela sabe que alguém a aguarda, que irá encontrar os companheiros. Solicitamos que sejam evitados os atrasos. Lembramos que o horário de início das atividades é às 13h20min.

2. Saída: A saída é um momento em que a criança fica aguardando o seu familiar, com alegria e ansiedade. Por isso, faz-se necessário o cumprimento do horário escolar sem atrasos, ou seja, 17h20min. Quando houver a necessidade das crianças saírem com pessoas que não sejam os responsáveis, faz-se indispensável comunicação por escrito na agenda ou diretamente com a professora.

3. Saída antecipada: Deve ser sinalizada via agenda.

MUITO IMPORTANTE:
*A professora da turma e a direção da Escola devem ser informadas do impedimento de algum familiar ou outra pessoa qualquer ter contato com a criança.
*Recomendamos que a pessoa disponível para TRAZER a criança na Escola e BUSCÁ-LA a seja a mesma todos os dias.

4. Ausências:  Informar aos professores e direção os casos especiais com os filhos, como ausências médicas ou outros impedimentos.

5. Rodinha e atividades: Na rodinha e no momento das atividades, a criança desenvolve sua oralidade, estrutura seu pensamento, além de criar autonomia para falar. Portanto, o professor deve estar atento a cada fala de seus alunos, não podendo dispensar atenção a nenhum outro aspecto.
  
6. Atendimentos: Os professores não podem atender telefonemas ou conversar com os pais durante as atividades de sala de aula, pois podem ocorrer fatos desagradáveis, além de prejudicar o rendimento escolar da turma. Quando desejar conversar com o professor, o(a) responsável deverá agendar um horário com a direção.

7. Agenda: É o instrumento de comunicação entre família e escola. Deve ser verificada e assinada diariamente, contribuindo para um diálogo entre o colégio e os pais. Preencher a página inicial da agenda com todos os dados do aluno e dos responsáveis é de suma importância.

8. Autonomia: Incentivem a autonomia da criança: permita que entre na sala de aula carregando seu material, coma sozinho usando a colher nas refeições, faça sua higiene após as necessidades fisiológicas...

9. Avaliação: Ao final de cada semestre, os pais receberão a avaliação do educando com base no acompanhamento diário feito pela professora. 

10. Roupa reserva: Os alunos devem trazê-la na primeira semana de aula devidamente identificada para os casos de suar muito, se molhar, se sujar, ou acontecer de escapar o xixi ou cocô. A roupa será devolvida no final do ano se não for usada.

11. Materiais:  todo material deve ser identificados. Ajudem a criança a compreender a importância do cuidado, capricho e zelo com seu material. Organizar o material, o que fica no colégio e o que vai para casa.

12. Uniforme: Deve ser identificado com o nome do aluno. Ressaltamos que o tênis é o calçado mais adequado para o período escolar.

13. Lanche: Deve ser bem dosado, buscando a nutrição e o gosto da criança. Observar a quantidade de alimento que satisfaça, evitando-se exageros. Fazer uso de vasilhas identificadas com o nome do aluno e adequadas para os alimentos. Evitar o consumo de salgadinhos e refrigerantes. Não é permitido mastigar chicletes e chupar balas durante as aulas. Organizar-se para não esquecer o lanche ou dinheiro em casa. A escola serve a merenda escola, porém o lanche é necessário. Nem sempre o cardápio da escola é o do gosto da criança e ela não pode ficar toda tarde sem comer nada.
    
14. Passeios de estudo: São sinalizadas por meio de comunicado, via agenda escolar. Destaca-se que somente o pagamento não confirma a saída da criança do colégio. Assim, é necessário o preenchimento da autorização.
  
15. Aulas específicas: As turmas de Educação Infantil terão aula semanal de Arte, de Educação Física e Informática dentro do horário de aula.

16. Remédios: A Escola não pode medicar os alunos. Mas, em casos muito especiais, os pais deverão prosseguir da seguinte forma: entregar o medicamento na mão da professora identificado com o nome completo da criança, a série, os horários e a dosagem na mão da professora, com a receita médica e um bilhete na agenda escrito que a família autoriza a direção ou a professora dar o remédio (colocar o nome do medicamento e o motivo) para o aluno. Nunca entregar o remédio para a criança!

17. Transporte escolar: Esse serviço é de responsabilidade dos pais. Caso haja interesse, a secretaria da escola poderá fornecer o número de telefone.

O cumprimento das orientações acima irá contribuir para o bom convívio entre pais, professores , direção e principalmente para o bem da criança.

Atenciosamente:


                                                                                      

Daniela Contri Sasso                                                    Fabiana Gaiardo
Diretora                                                                               Professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário