Prezados
senhores pais ou responsáveis
BEM VINDOS A ESCOLA MUNICIPAL
LAURINDO LUIZ FORMOLO!
Para
que a adaptação da criança na escola aconteça sem problemas, os pais precisam
estar tranquilos em relação à escola escolhida. Essas certezas facilitam a
aceitação, por parte da criança, dessa nova experiência, pois, perceber a
segurança dos pais em levá-la para a escola é um convite para ela sentir-se
também segura. Recomendamos que a pessoa disponível para acompanhar a criança
durante o processo de adaptação e levá-la para a escola e ao longo do ano seja
a mesma todos os dias. Lembramos ainda que, na adaptação, o acompanhamento não
precisa ser necessariamente feito pelos pais, e, sim, por um adulto com quem a
criança tenha vínculo de confiança, como, avós, tias e babás. Sugerimos aos
acompanhantes que permaneçam no local indicado pela direção, que não entrem na
sala de aula, não permaneçam no corredor, incentivando dessa maneira que as
crianças procurem a professora para atender suas necessidades. Leia com atenção as orientações abaixo:
1. Entrada: A
chegada ao colégio é um momento de expectativas para a criança, pois ela sabe
que alguém a aguarda, que irá encontrar os companheiros. Solicitamos que sejam
evitados os atrasos. Lembramos que o horário de início das atividades é às 13h20min.
2. Saída: A
saída é um momento em que a criança fica aguardando o seu familiar, com alegria
e ansiedade. Por isso, faz-se necessário o cumprimento do horário escolar sem
atrasos, ou seja, 17h20min. Quando houver a necessidade das crianças saírem com
pessoas que não sejam os responsáveis, faz-se indispensável comunicação por
escrito na agenda ou diretamente com a professora.
3. Saída antecipada: Deve
ser sinalizada via agenda.
MUITO
IMPORTANTE:
*A
professora da turma e a direção da Escola devem ser informadas do impedimento
de algum familiar ou outra pessoa qualquer ter contato com a criança.
*Recomendamos que a
pessoa disponível para TRAZER a criança na Escola e BUSCÁ-LA a seja a mesma todos
os dias.
4. Ausências: Informar aos professores e direção os casos
especiais com os filhos, como ausências médicas ou outros impedimentos.
5. Rodinha e atividades: Na
rodinha e no momento das atividades, a criança desenvolve sua oralidade,
estrutura seu pensamento, além de criar autonomia para falar. Portanto, o
professor deve estar atento a cada fala de seus alunos, não podendo dispensar
atenção a nenhum outro aspecto.
6. Atendimentos: Os
professores não podem atender telefonemas ou conversar com os pais durante as
atividades de sala de aula, pois podem ocorrer fatos desagradáveis, além de
prejudicar o rendimento escolar da turma. Quando desejar conversar com o
professor, o(a) responsável deverá agendar um horário com a direção.
7. Agenda: É
o instrumento de comunicação entre família e escola. Deve ser verificada e
assinada diariamente, contribuindo para um diálogo entre o colégio e os pais.
Preencher a página inicial da agenda com todos os dados do aluno e dos responsáveis
é de suma importância.
8. Autonomia: Incentivem a autonomia da criança: permita
que entre na sala de aula carregando seu material, coma sozinho usando a colher
nas refeições, faça sua higiene após as necessidades fisiológicas...
9. Avaliação: Ao
final de cada semestre, os pais receberão a avaliação do educando com base no
acompanhamento diário feito pela professora.
10. Roupa reserva: Os
alunos devem trazê-la na primeira semana de aula devidamente identificada para
os casos de suar muito, se molhar, se sujar, ou acontecer de escapar o xixi ou
cocô. A roupa será devolvida no final do ano se não for usada.
11. Materiais:
todo material deve ser identificados. Ajudem a criança a compreender a
importância do cuidado, capricho e zelo com seu material. Organizar o material,
o que fica no colégio e o que vai para casa.
12. Uniforme: Deve
ser identificado com o nome do aluno. Ressaltamos que o tênis é o calçado mais
adequado para o período escolar.
13. Lanche: Deve
ser bem dosado, buscando a nutrição e o gosto da criança. Observar a quantidade
de alimento que satisfaça, evitando-se exageros. Fazer uso de vasilhas
identificadas com o nome do aluno e adequadas para os alimentos. Evitar o
consumo de salgadinhos e refrigerantes. Não é permitido mastigar chicletes e
chupar balas durante as aulas. Organizar-se para não esquecer o lanche ou
dinheiro em casa. A escola serve a merenda escola, porém o lanche é
necessário. Nem sempre o cardápio da escola é o do gosto da criança e ela não
pode ficar toda tarde sem comer nada.
14. Passeios de estudo: São
sinalizadas por meio de comunicado, via agenda escolar. Destaca-se que somente
o pagamento não confirma a saída da criança do colégio. Assim, é necessário o
preenchimento da autorização.
15. Aulas específicas: As
turmas de Educação Infantil terão aula semanal de Arte, de Educação Física e
Informática dentro do horário de aula.
16.
Remédios: A Escola
não pode medicar os alunos. Mas, em casos
muito especiais, os pais deverão prosseguir da seguinte forma: entregar o
medicamento na mão da professora identificado com o nome completo da criança, a
série, os horários e a dosagem na mão da professora, com a receita médica e um
bilhete na agenda escrito que a família autoriza a direção ou a professora dar
o remédio (colocar o nome do medicamento e o motivo) para o aluno. Nunca entregar o remédio para a criança!
17.
Transporte escolar: Esse
serviço é de responsabilidade dos pais. Caso haja interesse, a secretaria da escola
poderá fornecer o número de telefone.
O cumprimento das orientações acima
irá contribuir para o bom convívio entre pais, professores , direção e
principalmente para o bem da criança.
Atenciosamente:
Daniela
Contri Sasso Fabiana Gaiardo
Diretora
Professora
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